Animais Cachorro Saúde

Dar chocolate para o cachorro faz mal? Leia esse texto e entenda o motivo

Vamos responder a questão logo no início, NÃO podemos dar chocolate para o cachorro! O motivo não é simplesmente por que o cachorro tem a ração e não deve comer outras coisas.

O chocolate possui uma substância TÓXICA para o animal, ou seja, o organismo dele entende como um veneno! Veja esse texto até o final e entenda os motivos que proíbem você de dar chocolate para o cachorro.

Durante o ano todo mundo consome chocolate, mas é na época de páscoa que precisamos ter mais atenção com os nossos animais de estimação quanto ao maravilhoso doce de cacau. Entendo que seja tentador dar um pedacinho para os nossos peludos, querendo que eles sintam o mesmo prazer que a gente sente ao comer essas delícias.

Quando você quiser agradar o seu animal, procure sempre produtos direcionados para os animais, de preferência naturais e sem conservantes. Inclusive, você pode dar vários tipos de frutas e legumes para os cães: Banana, Batata Doce, Cenoura, maça, ovo de codorna, Abobrinha, melancia e tangerina.

Nessa época, aumenta o número de casos de intoxicação por ingestão de chocolate. Nele está presente uma substância chamada teobromina, cuja concentração é diretamente proporcional à quantidade de cacau presente no chocolate.

Sendo assim, nunca ofereça chocolate ao seu pet e sempre os mantenha fora do alcance dos seus animais de estimação! Outro ponto importante é explicar isso para as crianças e ficar de olho para que nenhum pedacinho de chocolate seja dado para o animal.

Dei chocolate para o cachorro e agora?

Os sinais clínicos são variáveis e a intensidade dos mesmos varia conforme a quantidade de teobromina que o pet ingeriu. Dentre as alterações clínicas observamos vômitos, diarreia e, em casos mais sérios, convulsão ou até mesmo óbito do animal. 

Qualquer suspeita ou alteração de comportamento do seu bichinho, leve seu cão ao veterinário imediatamente!

Leia mais sobre saúde animal aqui no Guru Pet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *