Higiene Saúde

Vai viajar com o cachorro de carro? Veja aqui tudo o que é preciso

Viajar com o cachorro é revigorante para qualquer um, principalmente quando estamos com toda a família! Quem é um amante de animais costuma carregar o seu melhor amigo e compartilhar essas aventuras em família.

Mas, fica a dúvida, será que você está preparado para levar seu peludo por aí? Por isso, preparamos esse texto que vai facilitar a sua vida na hora de transportar seu cão dentro do carro. Não precisa ser uma viagem longa, essas dicas servem para aqueles passeios no final de semana para o parque, praia ou casa de campo.

Hidratação

Água é o elemento da vida, todos nós precisamos estar sempre hidratados e com os cães não é diferente. Um cachorro consegue ficar várias horas sem se alimentar, mas não sem beber água. Existem tecnologias bem simples que ajudam os petlover a carregar H2O para seus bichinhos, veja alguns exemplos:

Bebedouro Torus

Essa é a solução mais moderna e prática que encontramos no mercado. O Torus possui um compartimento interno que conserva a temperatura da água por várias horas e que pode armazenar até 2 litros. Ele conta também com um filtro de carvão ativado que elimina impurezas da água e que pode ser substituído por um refil.

A única desvantagem do Torus é o preço, ele custa aproximadamente R$ 200,00 reais, o que para muitos é um valor elevado. Se você vai ter uma demanda de uso alta, ou seja, viajar bastante, eu recomendo essa opção.

Bebedouro Portátil Pet Drink

Essa é uma opção legal e barata. Modo de funcionamento é bem simples, você acopla uma garrafinha de água comum e já consegue oferecer água para o seu cachorro. Se comparado com a vasilha convencional, o Pet Drink desperdiça menos água.

Bebedouro portátil Pet Drink

Segurança

Esse é o segundo ponto que merece a sua atenção, segurança é algo que vemos pouco dentro do carro. Infelizmente, é comum ver cachorros pequenos no colo do motorista. Assim como os humanos, se caso acontecer uma colisão com o carro, os cães podem se machucar ou até morrer nessa situação. ?

Por isso é importante investir em acessórios para garantir a segurança do seu peludo dentro do carro. Não vamos esquecer que eles precisam estar no banco de trás do veículo, seja para viajar ou ir na padaria da esquina.

Cinto de Seguranca Pet

Para garantir a segurança dos donos e dos animais dentro do carro, o Código de Trânsito Brasileiro exige cuidados. Transportar animais solto dentro do veículo, com a cabeça para fora da janela ou no colo do motorista são infrações.

Cinto de Segurança

Além da função de proteger o animal em caso de emergência, usar cinto de segurança evita que os mais inquietos pulem a janela ou saiam do carro sem a sua autorização.

 Cinto de Seguranca Pet

Caixa de Transporte

Essa é uma aplicação que serve também para gatos, é o acessório mais seguro para se transportar um bichinho por aí. Sabe aquele filhotinho que ainda não tem a disciplina para andar na coleira? Essa é uma excelente solução para levar ele até o veterinário!

Existem vários modelos e tamanhos disponíveis no mercado, escolha o seu modelo priorizando uma boa qualidade. Esse é o tipo de coisa que você só vai comprar uma vez, portanto escolha um produto bacana. Não esqueça de prender a caixa com o cinto de segurança.

Tenha também o bom senso e escolha um bom tamanho, quanto maior, melhor! Uma caixa apertada pode provocar estresse no seu cachorro, sem dizer que a temperatura pode ficar ainda mais elevada nos dias mais quentes.

Caixas de transporte para viajar com o cachorro

Treinamento

Se você não tem o hábito de viajar com o cachorro, comece aos poucos. Inicie com trajetos curtos e vá aumentando a intensidade com o tempo. Se você tiver dificuldade de ensinar os comandos durante os passeios, solicite ajuda de um adestrador. Utilizar petiscos como recompensa é um ótimo atrativo para o cão associar o carro com bons momentos.

Conforto

Fique ligado na temperatura interna do veículo, não ligue o ar-condicionado no máximo, nem deixe o carro muito quente. Procure uma temperatura agradável, por volta dos 20 graus, evite o choque térmico. Lembre-se que fazer paradas a cada 2 ou 3 horas para seu bichinho ir ao banheiro. Não se esqueça de ter no porta luvas vários saquinhos para recolher o cocô.

Alguns cães sofrem de enjoo dentro do carro, se esse for o caso do seu peludo, consulte o seu veterinário. Apenas ele vai recomendar um remédio (ou solução) adequado, com a proporção certa para o seu animal. Nós não indicamos você medicar o seu cachorro sem prescrição médica, esse ato pode ser letal. Uma opção é não dar comida antes do passeio, os cães conseguem ficar várias horas sem se alimentar.

cachorro no carro

Higiene

Independente da raça, os cachorros costumam soltar pêlos. Para viajar com o cachorro e manter o seu carro limpo use uma capa para os bancos, existem modelos específicos para cães. Falamos sobre enjoo, se o seu cachorro vomitar dentro do carro, com a capa você protege os estofados. Para viajar com o cachorro, carregue papel toalha no porta luvas, isso é uma boa ideia para essas emergências.

Tenha também lenços umedecidos (especiais para os cachorros) para higienizar as patinhas e o focinho depois de um passeio. Utilizar o banho seco antes de viajar com o cachorro vai evitar odores desagradáveis dentro do carro.

Veja mais detalhes sobre Cuidados com e Higiene do seu Cão

Viajar com o cachorro de avião

Esse é um tópico à parte, é pouco recomendado viajar com o cachorro nessas condições por muitas horas. Em poucos caso os cães conseguem ir na cabine junto com o dono, mas na maioria das vezes eles vão sozinhos no compartimento de carga.

A parte positiva é que as aeronaves modernas já são pressurizadas e climatizadas, assim como na cabine. Outro empecilho são os cachorros de focinho achatado, chamados de braquicefálicos, eles não lidam bem com mudanças de temperatura e podem sofre durante a viagem.

Ficou com alguma dúvida? Sugestão? Diga aqui nos comentários desse texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *