Animais Cachorro Eventos Gato Negócios

Depois da Pet South America vem a pergunta: Como está o Mercado Pet?

Semana passada, aconteceu a Pet South America 2017, a principal feira de negócios da América Latina para o mercado pet e veterinário. Aqueles que foram e não conseguiram ver tudo, ou para quem não conseguiu ir e ficou curioso, preparamos um resumão.

Todos que gostam de cuidar de seus animais de estimação, ou trabalham com o mercado pet, precisam acompanhar essas novidades! Não esqueçam de compartilhar com os seus amigos ou colegas de profissão e deixar um comentário. 🙂

Importante ressaltar que este artigo não foi patrocinado por nenhuma das marcas citadas a seguir. O foco desta postagem é destacar os bons produtos ou serviços, além dos revendedores e parceiros para o público final.

Como foi a Pet South America 2017?

A Pet South America 2017 cumpriu sua missão com excelência. A feira trouxe o que há de melhor para os 21.200 visitantes, 6% a mais do que o ano anterior. Com um público qualificado e engajado na geração de negócios, o São Paulo Expo recebeu médicos-veterinários, empresários do segmento pet shop, profissionais de beleza e estética animal, adestradores, criadores, especialistas em comportamento animal, entre outros. E os números positivos não param na visitação. É que, este ano, a feira trouxe mais de 300 marcas expositoras em uma área aproximada de 13 mil m².

Entrevistamos um dos especialistas que compartilhou seus conhecimentos na feira, Sérgio Lobato, médico veterinário, que há 15 anos faz consultoria para abertura e gestão de estabelecimentos veterinários. Sérgio disse que, “Foi uma sucessão de eventos extraordinários e palestrantes altamente qualificados, em um formato que nos faz pensar cada vez mais nesse mercado”.

Falamos também com o Daniel Marigliano, Diretor de Operações da Gigli Cosmetics, que está desenvolvendo uma linha de cosméticos veganos, destinado aos animais de estimação. “Foi muito melhor do que no ano passado, a feira está maior e melhor distribuída. Os expositores eram bem variados, tinha aqueles com foco no branding e outros focados em vender de produtos para os visitantes” explica.

Separamos abaixo depoimentos de alguns executivos presentes no evento:

Entre as entidades apoiadoras do evento, destaca-se a Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários (ABHV), que realizou seu lançamento oficial para o mercado. Para o presidente João Abel Buck, a escolha foi acertada. “Ficamos felizes ao ver o modelo sobre o qual a feira foi montada este ano. Pessoas sedentas por informação e que foram atendidas com muita tecnologia e novidade.”

A atenção qualificada dada ao profissional veterinário também foi elogiada por Mario Eduardo Pulga, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP). “Já somos parceiros antigos da Pet South America e, na verdade, estivemos presentes em todas as edições. No entanto, percebemos com alegria a preocupação em valorizar o médico-veterinário. Isso para nós é muito importante. Houve uma mudança nesse sentido e os profissionais estão impressionados com a grade do Congresso. A feira ganha uma proporção maior, também, com os laboratórios presentes na exposição”, explica.

O setor de saúde teve a participação da Idexx e Metalvet, que também aprovaram a 16ª edição. “Estamos na feira há muitos anos e é sempre um bom investimento”, avaliou Arminda Gaspar, gerente comercial da Idexx.

“Além disso, o congresso é um grande aliado porque traz o participante para conhecer as novidades expostas nos estandes. Gostamos demais desta feira e queremos estar aqui em 2018.” diz Gaspar.

Luiz Donizete Floriano, diretor da Metalvet, acredita que a feira possui um histórico de bons resultados para a companhia. “Estamos aqui desde a primeira edição. Alavancamos novos negócios na feira para o Brasil e América Latina, em países como Uruguai, Colômbia e Argentina. É um evento importantíssimo para nós.”

“O mercado pet segue enfrentando as dificuldades da economia, mas continua em crescimento e se capacitando/profissionalizando cada vez mais. Nossa expectativa é de que toda família que possua um pet tenha acesso aos ensinamentos da Cão Cidadão, seja por meio dos nossos serviços, cursos e palestras, ou pelo conteúdo que disponibilizamos na mídia em forma de artigos, entrevistas e livros, para que assim a gente faça da nossa missão de integrar o cão na família algo acessível a todos.” relata o sócio-diretor da Cão Cidadão, Daniel Svevo.

“Podemos dizer, sem exageros, que a feira começou a traçar um novo caminho, com parceiros importantes e um clima excepcional para a realização de negócios. Não podemos deixar de destacar o Congresso, que trouxe especialistas nacionais e internacionais para debater sobre as últimas tendências da Medicina Veterinária. Isto é apenas o início. Ano que vem, tanto a feira quanto o Congresso retornarão ainda maiores e muito melhores”, avaliou o presidente da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo.

Segunda edição do Master Groom 2017

Master Groom aconteceu simultaneamente à feira e atraiu mais de 500 participantes nos 3 dias de evento. Dinâmico, com mais de 15 categorias e 20 juízes, a atração chamou a atenção do público. Esse é um segmento do mercado pet que movimenta várias empresas e profissionais no Brasil e no mundo.

A competição foi organizada pela Associação Brasileira de Estética Animal (ABEA), em parceria com a European Grooming Association, e colaborou para a classificação dos profissionais para o mundial, que acontecerá em 2018.

“Este ano, nosso maior foco é no profissional que está competindo. Oferecemos todo o suporte com profissionalismo, mas sem perder a magia do evento, que já é marca registrada”, comenta William Galharde, organizador do campeonato de groomers.

Crise Econômica? O mercado Pet vai bem, obrigado!

O Brasil está enfrentando um momento delicado na política que, consequentemente, afeta a nossa economia, câmbio etc… Essa situação de crise teve seus altos e baixos nos últimos anos e vem causando muitos danos em nosso país.

“O mercado Pet no Brasil está em desenvolvimento e temos um grande potencial. Hoje estamos na 3ª posição mundial, perdendo apenas para EUA e UK.” relata a Fernanda Cioffetti Marques, da Vetnil.

A boa notícia é que o mercado pet está indo muito bem e apresenta crescimento nos últimos anos. A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), que esteve na Pet South America, divulgou os dados do mercado pet em relação ao ano de 2016. “O faturamento total foi de R$ 18,9 bilhões, crescimento de 4,9% sobre o ano anterior. Em 2015, o montante foi de R$ 18 bilhões.”

“Houve crescimento orgânico no setor, porque os preços tiveram de subir por conta da inflação, ou seja, os números não refletem o desenvolvimento do mercado”, explica o presidente executivo da Abinpet, José Edson Galvão de França. “Além disso, enfrentamos uma alta carga tributária, que aumenta em 51% o preço final dos nossos produtos”.

“Mesmo crescendo mais devagar, o mercado de animais de estimação representa 0,38% do produto interno bruto (PIB) e já é maior do que a linha branca de geladeira e fogão”, afirma José Edson Galvão de França, para a revista Exame. Ou seja, os tributos afetaram exportações e provocaram queda de 33% em 2016. Especulações apontam que, se esse aumento não tivesse acontecido, o Brasil teria exportado e faturado mais.

Expositores & inovação

Agora vamos falar de algumas empresas que estavam presentes no evento. Startups, pequenas e novas empresas do segmento pet também aproveitaram a feira para lançar novos produtos, apresentar a marca para o mercado e fazer contatos.

Animal Vega

Animal Vega produz rações e petiscos veganos, para cães e gatos. Essa é uma excelente opção para quem segue o estilo de vida vegano. Os alimentos não contêm conservantes, corantes ou aromatizantes artificiais. O resultado é uma refeição natural para os pets, cheia de proteínas e nutrientes, para manter a saúde dos peludos!

Furação Pet

As medalhas de identificação da Furação Pet vem com um QR Code e um link de identificação. Através desses dois recursos é possível visualizar no celular ou PC as informações do animal e do dono. Essa é uma excelente ferramenta para evitar que seu bichinho fique perdido, clique aqui e veja um texto que escrevemos sobre esse assunto.

Joana Diggle

Estava andando pela feira e vi um quadro maravilhoso, super colorido e peguei um cartão da artista, chamada Joana Diggle. Depois entrei no Facebook e fiquei maravilhado com as obras focadas na temática pet.

Sebrae

Especialistas em publicidade do Google e do Sebrae apresentaram na Arena do Conhecimento, ferramentas digitais para as clínicas veterinárias e pet shops.

Dog Beer

Como o próprio nome já diz, a Dog Beer começou seus negócios através da receita de cerveja para os pets. Nesse ano foi lançado a Dog’s Wine, que imita o vinho tradicional, mas sem adição de açúcar, álcool ou uva. Pode até parecer um produto inusitado demais, mas não se engane! A cerveja estimula a ingestão de líquidos e isso pode prevenir a insuficiência renal, por exemplo.

Pet Society

Dentre os vários produtos da Pet Society, o destaque foi o Banho Seco, que ainda é pouco conhecido. Mas é muito importante para manter os pets limpos entre um banho e outro, clique aqui e veja um texto que escrevemos sobre esse assunto.

PetBamboo

A PetBamboo utilizou a feira como um termômetro, e pretende migrar do e-commerce para distribuição no varejo. “A feira foi melhor do que nossas expectativas. É a primeira vez que participamos de um evento em pavilhão e muitos perguntavam por que não distribuíamos nossos produtos. A empresa existe há um ano e meio, e a Pet South America talvez seja um divisor de águas.” avalia Petra Shie, sócia-diretora da empresa.

Petbrilho

Foram lançados alguns produtos da PetBrilho, da linha Funpet, direcionada para higiene dos pets. São Shampoos, condicionadores, educadores sanitários, eliminadores de odores, colônias e banho seco. Inclusive, essa mesma linha oferece algumas versões para uso profissional, com embalagem de 5 litros e concentrado.

Empório Pet

Empório Pet é um projeto fundado no Rio grande do Sul e seu destaque é a preocupação com a sustentabilidade. Essa entidade também teve uma participação ativa na Arena do Conhecimento, uma série de palestras gratuitas em todos os dias do evento.  Além disso, eles lançaram alguns produtos para os banhos & tosa dos pets, com ingredientes especiais, de origem vegetal.

VetFleur

A VetFleur desenvolve produtos de aromaterapêuticos para cães. Yuri Melo, diretor da empresa diz que, “Não imaginávamos que o público se interessaria tanto. Esse produto não existia no Brasil, e houve muito interesse e encomendas”. O destaque foi o lenço odontológico que a empresa mostrou, ideal para higienizar os dentes dos cães.

Padaria Pet

A Padaria Pet oferece linhas de produtos como cerveja e sucos para cães: gelatina pet, cerveja, docinhos, sorvetes, bolos de caneca para micro-ondas, hambúrguer, cookies, bolos, muffins, waffers e a linha natural para animais diabéticos, com problema renal, obesidade, e o serviço completo de buffet para festas de aniversário.

Além do mais, tem espaço para serviços, como banho e tosa, galeria de arte, judô para cachorro, cinema e boutique para venda de acessórios. “Apostamos e investimos muito em inovação, e isso justifica crescer mesmo em tempos de incerteza econômica”, diz Rodrigo Chen, fundador da Padaria Pet.

Europa For Pets

Europa é uma marca consolidada no mercado de bebedouro e filtros para nós humanos. Aí, veio a surpresa: a Assessora de imprensa da marca me abordou na Pet South e disse que eles estavam lançando um produto para os animais de estimação, o Europa For Pets. Os jornalistas estavam recebendo uma amostra e com ela fizemos uma breve análise:

Aparentemente, ele lembra um bebedouro pet convencional, com capacidade de 3,9 litros e um filtro de carvão ativado, que elimina sabores, odores e reduz o cloro presente na água. A construção é predominantemente em plástico de boa qualidade, rígido, disponível em várias cores. O design bem clean, você pode personalizar com alguns adesivos que vem na caixa. A parte debaixo é revestida com borracha, para evitar movimentações nos pisos lisos.

Esse bebedouro tem a vantagem de ter um vasilhame grande e largo; além dos cães, acredito que seja bom para os felinos. Os gatos não podem encostar os bigodes nos recipientes de água ou comida, isso incomoda e desestimula o animal.

A vida útil do refil de carvão é 500 litros, o que, nas minhas contas, rende 128 recargas de água, clique aqui ver o refil. Uma última observação, faltou especificar na caixa e no site oficial o modelo do refil; isso irá facilitar a vida dos clientes. Tive que procurar dentro do site e perdi alguns minutos, talvez essa seja uma experiência ruim para o usuário.

SuperBac

SuperBAC faz produtos sustentáveis e utiliza a biotecnologia para desenvolver suas soluções. Eles trabalham com diversos segmentos, até com tratamento de esgoto, para os pets existem duas linhas; a OdorOut é voltado para eliminar odores e; a Aquavitality para a limpeza de aquários.

O funcionamento dessa tecnologia é curioso. Os compostos promovem a degradação dos materiais orgânicos, presentes nos fluídos corpóreos dos animais (vômito, urina, fezes e resídios em geral). As substâncias não são nocivas para a saúde dos animais ou dos humanos e não agridem ao meio ambiente. Bem diferente dos produtos químicos usados tradicionalmente.

A SuperBac disponibiliza essa biotecnologia em 4 versões:

  1. Spray Multiuso: para animais domésticos de pequeno porte;
  2. Galão: para animais de grande porte;
  3. Granulado: destinado aos gatos, pode ser aplicado diretamente na caixa de areia;
  4. Aquavitality: feito exclusivamente para a limpeza de aquários.

“Participar da Pet South America é sempre uma ótima oportunidade para a SuperBAC. A feira reúne um público bastante qualificado, o que faz aumentar nossa proximidade com os representantes do mercado pet, que cresce a cada ano e é muito estratégico para a empresa”, diz Fabrício Drumond, Chief Operating Officer (COO) da SuperBAC.

Vetnil

Vetnil é 100% brasileira e trabalha há 20 anos com pesquisas e desenvolvimento de produtos para a saúde dos animais. Eu acreditava que eles eram focados apenas em animais de grande porte, como cavalos ou porcos. Entretanto, a Vetnil atende também os pets domésticos, inclusive, apresentaram alguns lançamentos:

Pet Milk: como o próprio nome já diz, é um leite destinado para os filhotes recém-nascidos. Essa suplementação é importante quando a mãe não consegue amamentar ou quando o animal foi abandonado. Através de estudos, a fórmula foi desenvolvida com mais proteínas e outras substâncias que ajudam na saúde dos pequenos.

Organews Pet Pasta: é uma solução pensada para melhorar a digestão de cães e gatos, composto por vitaminas, minerais, aminoácidos e elementos pró e prébióticos. Ele possui o sabor e aroma de baunilha, que torna a ingestão mais agradável para o animal e o dono. Esse é um aspecto importante, quem já teve que dar remédio para um bichinho de estimação sabe como é difícil.

Aurivet Clean: indicado para higienização do pavilhão auricular e do conduto externo dos cães e gatos. A marca destaca que a limpeza das orelhas é essencial para evitar inflamações. Pode ser utilizado uma ou duas vezes por semana, dependendo da rotina do animal. Lembrando que é sempre bom consultar seu veterinário antes de administrar novos produtos em seu bichinho de estimação.

Vetnil investe em conteúdo!

O Guru Pet recebeu hoje uma declaração da Fernanda Cioffetti Marques, Gerente de Marketing e Médica Veterinária da Vetnil, “Foi uma experiência muito boa. Tivemos a oportunidade de receber clientes e parceiros, no espaço Hospitality Vetnil e inovar com o Vetnil, Café e negócios, onde palestrantes renomados se reuniram para expor e discutir o mercado veterinário, expectativas e tendências para a profissão, de maneira descontraída e inovadora. Temos boas expectativas para o mercado e estamos focados na profissionalização com qualidade e inovação.”

O executivo Cristiano de Sá, Diretor de Marketing e Novos Negócios da Vetnil, diz que “Participamos amplamente da Pet South America 2017, acreditamos que o conhecimento é a base da evolução positiva para este mercado. Investimos no conhecimento técnico e científico dos médicos veterinários e estudantes, por meio do patrocínio das palestras nos três dias de evento, abordamos os mais variados temas.”

Isso é um indicativo muito positivo e vai de encontro com o que o Guru Pet acredita, qualquer marca ligada ao segmento deve produzir e oferecer conteúdo relevante para seus clientes, parceiros e o público em geral. O tutor de animal precisa aprender a cuidar melhor do seu animalzinho; os médicos veterinários tem necessidade de se atualizar com novidades e estudos; os lojistas carecem de informações para administrar seus negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *