Saúde

Guia para caminhar ou correr com cachorro

Além de ser um bom companheiro, caminhar ou correr com cachorro pode ser um excelente incentivo para você. Nós pesquisamos várias dicas para você entender a importância desse gesto de carinho com o seu cão.

IMPORTANTE PARA OS HUMANOS

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, adultos de 18 até 64 anos precisam de 150 minutos semanais de atividade física moderada (cerca de 22 minutos por dia). Para quem quiser pegar mais pesado o recomendado são 300 minutos semanais de atividade física intensa (aproximadamente 43 minutos por dia).

Praticar exercícios ajuda a melhorar a capacidade cardiorrespiratória e muscular, manter a saúde dos ossos, reduzir o risco de doenças não transmissíveis e o surgimento da depressão. Outro benefício maravilhoso é manter ou perder peso. Afinal, quem não quer uns quilinhos a menos? ??

“Antes de caminhar ou correr, é muito importante você consultar um educador físico para aprender a se alongar e tomar os devidos cuidados. Use sempre um calçado apropriado, roupas confortáveis e leve sempre água fresca” explica Eduardo Vasconcellos, professor de educação física.

IMPORTANTE PARA OS CACHORROS

Todos cachorros precisam se exercitar, independente da raça, porte físico ou da idade (inclusive os velhinhos). Cada um terá um ritmo adequado e para descobrir isso é muito importante você procurar um médico veterinário antes!

A primeira fase é criar o hábito de levar ele para passear na rua e fazer o xixi e cocô por lá. Isso vai condicionar ele para andar na coleira ao seu lado, se caso você tiver dificuldade para educá-lo, procure um bom adestrador.

Sair com o cachorro é importante para o lado físico e psicológico, porque ele é exposto a vários estímulos sensoriais. Isso torna eles psicologicamente estáveis, mantendo-o sociável e com nível de energia controlado.

Os cães que praticam exercícios somam várias vantagens para a saúde: fortalecimento dos músculos, redução da ansiedade, controle do peso e do sono.

PRECAUÇÕES PARA CORRER COM CACHORRO

Nem todos os bichinhos aguentam uma corrida pesada. Os cachorros de pequeno porte, que possuem patinhas curtas, não conseguem percorrer grandes distâncias.

Outro ponto importante são cachorros braquicefálicos ou de focinho achatado, eles não conseguem respirar direito. Por isso, não podem fazer atividades mais puxadas. Entretanto, eles são ideais para uma boa caminhada.

Problemas de articulares como a displasia coxofemural ou a luxação de patela, podem afetar o desempenho dos peludos e causar dor. Para esses casos, existem exercícios que diminuem o impacto e a sobrecarga das articulações, como a natação e caminhadas em hidroesteira (uma esteira debaixo d’água). Esse último alerta reforça ainda mais a importância de visitar um veterinário.

DICAS RÁPIDAS PARA CORRER COM CACHORRO

– Escolha uma coleira visando o conforto do cachorro.

– Carregue um saco plástico para o “número dois”.

– Leve sempre água fresca para você e para o peludo.

– Na hora de contar o tempo, desconsidere as pausas.

– Se o animal ficar muito ofegante pare ou diminua o ritmo.

– Por conta do sol, prefira os horários da manhã e fim de tarde.

– Alguns cachorros precisam de protetor solar, consulte um especialista.

– Fique atento para cacos de vidro ou objetos que podem machucar as patinhas.

QUANDO CHEGAR EM CASA

Depois que você caminhou ou correu com o seu pet, é importante higieniza-lo. Afinal, ninguém quer marcas de patinhas no sofá. Para manter seu cachorro limpo entre os banhos nós já escrevemos um post bem detalhado sobre isso, clique aqui para ler.

AGILITY PARA CACHORRO

O bacana do Agility é que ele também integra o cachorro e seu tutor em uma só atividade. A mecânica é bem simples: cumprir um circuito de obstáculos sem erros e com o menor tempo possível.

Além da velocidade, essa é uma atividade que desenvolve várias habilidades para o cachorro, além de aumentar os laços de afeto com o dono. Como todo esporte sério, existe até o Campeonato Mundial de Agility para Cães, dá para acreditar?

EVENTOS PARA OS “CÃOATLETAS”

Já visitamos eventos que estimulam a prática de exercícios dos donos e seus cachorros. Em São Paulo existe a SP Dog Run, onde você pode correr com cachorro, fique ligado para as próximas edições!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *