Animais Gato Higiene Saúde

Doença Periodontal: Cães e gatos precisam escovar os dentes!

Sim você não leu errado, cachorros e gatos precisam escovar os dentes para evitar a doença periodontal. Esse já é um hábito de nós humanos, entretanto, também deveria ser rotina dos peludos.

Agora você deve estar se perguntando: por quais os motivos que nós devemos escovar os dentes dos animais? Vamos te explicar tudo agora e esperamos que no final desse texto você insira esse hábito na vida do seu melhor amigo.

Doença Periodontal é o resultado da evolução de placa bacteriana, tártaro, gengivite e pôr fim a periodontite. Existem, também, outras doenças bucais mais graves, mas, vamos nos concentrar aqui apenas nos malefícios iniciais, que geralmente são problemas que trazem outras lesões mais sérias.

Placa Bacteriana e Tártaro

Trata-se de uma película de bactérias que envolve os dentes do animal, dando uma coloração amarelada. Ela é responsável pela maioria das infecções bucais. A Placa Bacteriana se une com o cálcio presente na saliva e se torna uma camada mais grossa, chamada de tártaro. Rações secas, petiscos duros e alguns brinquedos ajudam na remoção da placa bacteriana e o tártaro.

Foto de um cachorro com Doença periodontal - Gurupet

 

Gengivite e Periodontite

O tártaro no estágio crônico avança para a gengiva e causa a Gengivite, uma inflamação no tecido superficial da gengiva. O periodonto são os tecidos que envolvem, sustentam e protegem os dentes, a inflamação desse perímetro resulta na periodontite. Essa doença no estado crônico pode resultar na perda dos dentes, dores e outras complicações em outros órgãos do corpo.

 

Desenvolva o Hábito e evite a Doença Periodontal

Não é natural dos animais ficar com a boca aberta para que a gente possa fazer a escovação. Por isso, é muito importante condicionar os cachorros e gatos desde filhotes. Isso não é uma tarefa fácil, é um exercício que deve ser feito semanalmente, para acostumar o animal.

Um adestrador pode te ajudar nessa situação, ele vai te ensinar a fazer esse processo gradativamente e recompensar o peludo. Consulte também o seu veterinário para aprender técnicas para escovação eficiente e como deixar o cão ou gato mais permissivos. A escovação deve ser feita com uma escova de dentes especial e uma pasta dental especial para os animais.

Foto de um gato e um cachorro com escovas de dentes - Doença periodontal no Gurupet

Atenção também com os gatos!

A escovação de dentes com os cachorros costuma ser mais comum, entretanto, essa pauta é pouco falada entre os gateiros. Diferente dos cães, os gatos têm uma função extra com a boca, a língua do gato é equipada com papilas abrasivas, que servem para ele se higienizar. A inflamação nos dentes ou gengivas podem dificultar a alimentação e as lambidas de higienização.

Talvez você tenha mais dificuldade para ter acesso à boca do seu gatinho, mas fique calmo porque isso é normal. Nosso recado é para você lembrar de todo amor que você sente pelo seu bichano e insista na escovação.

Foto de um gato escovando os dentes - Doença periodontal no Gurupet

Plaque Off

Plaque Off é o produto que nós encontramos e que auxilia na prevenção da Doença Periodontal. Ele é composto por uma alga chamada Ascophyllum Nodosum, livre de aditivos ou conservantes e age na boca do animal.

A substância da alga entra na corrente sanguínea, depois vai para a saliva e ajuda na limpeza dos dentes. Essa não é uma solução delitiva, o Plaque Off vai te auxiliar na saúde bucal, junto com a escovação.  A ingestão do Plaque Off é muito prática, o produto vem no formato de pó, basta pegar uma medida e adicionar na comida do bichinho.

O fabricante diz que o produto não pode ser administrando em animais com hipertireoidismo, essa é a única contraindicação. Mesmo assim, consulte o seu veterinário antes de mudar a rotina do seu animal e oferecer qualquer tipo de substância.

Veja o vídeo sobre o Plaque Off que produzimos em parceria com a Bitcão.

Clique aqui e leia mais artigos sobre saúde animal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *