Higiene Saúde

Cuidados com a higiene do seu bichinho dentro de casa

Hoje em dia os animais estão cada vez mais perto de nós, antigamente os cachorros eram criados no quintal e os gatos tinham liberdade para ficar soltos e andar pelo bairro. Atualmente eles estão migrando para o interior de nossas casas e virando um membro da família. Por isso, é importante manter os cuidados com a higiene.

Essa aproximação exigem maiores cuidados com a higiene do seu bichinho. É fundamental ter um cachorro ou gato limpinho para deitar com você na cama ou sofá. Entretanto, não podemos dar banhos a todo momento, a pele dos pets possuem uma camada natural de gordura que protege de fungos, bactérias e substâncias que podem causar alergias. Nós do Guru Pet pesquisamos algumas práticas que devem ser executadas entre um banho e outro para manter seu bichinho limpo:

Quando dar banho?

No inverno, cães de pelo curto devem tomar banho convencional 1 vez a cada 30 dias. Já cães de pelo longo o recomendado é 1 banho a cada 20 dias. No verão, independente do tamanho da pelagem, o banho deve ser realizado a cada 15 dias. Existe o mito de que gatos não gostam de água e que não gostam de tomar banho. Se ele for acostumado desde filhote ao banho tradicional, isso será uma rotina prazerosa para ele. Para os gatos, é indicado ao menos um banho por mês com água e shampoo específico para eles.

Banho Seco

Poucas pessoas conhecem o banho seco, é uma alternativa que pode prolongar o tempo entre um banho comum e outro. O banho a seco dispensa o uso de água, o produto vem pronto para o uso e é vendido em Pet Shop. Ele é um Spray que pode ser aplicado diretamente em cachorros e gatos. Prefira produtos sem odor forte e de pH neutro, adequados para a pele e para a pelagem felina ou canina. Ainda, é uma ótima alternativa para filhotes que ainda não podem tomar banhos tradicionais e animais enfermos.

Escovar os dentes

Cuidar dos dentes do cachorro é muito importante, previne o tártaro, uma doença que pode matar se não for tratada. Melhora o hálito do animal e porque é uma prática de liderança sobre o cão, deixando-o submisso e reconhecendo que você é o líder.

Escovação dos Pelos

Escovar os pelos dos cachorros e gatos também é ótimo para mantê-lo limpos, além disso, essa atitude aumenta a afinidade dos bichinhos e seus donos. A escovação é prazerosa, não sensibiliza a pele à ação de produtos químicos, remove pelos mortos, sujeira e aumenta a circulação sanguínea local, o que deixa os pelos mais bem nutridos e bonitos!

Cuidados com a higiene das Patas

Para boa parte dos cachorros é normal sair para passear, mas ao chegar em casa é importante higienizar as patas! Existem lenços umedecidos específicos para cães que deixam essa tarefa muito prática.

Atenção com as Orelhas

As orelhas são muito sensíveis e fundamentais para que um cachorro viva bem, por isso é importante mantê-las limpas. Sempre olhe com cuidado pra ver se não tem excesso de cera, feridas ou sujeiras. O excesso de cera pode ser um sinal inflamação ou infecção no ouvido e nesse caso o cão precisa ser tratado com medicamentos. Na hora da limpeza, separe uns 4 pedaços de algodão (ou gaze) e use uma solução especifica para a os ouvidos. Siga as instruções na embalagem e mantenha os cuidados com a higiene das orelhas.


Se você tiver alguma dica para higienizar os bichinhos ou se quiser contar alguma experiência, use o campo dos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *