Animais Cachorro Comportamento Gato

Cachorro ou gato perdido: veja como evitar uma situação dessas!

Ter cachorro ou gato perdido é um acontecimento marcante para qualquer dono de animal de estimação. Me aperta o coração quando estou andando pela rua (ou navegando na internet) e vejo um aviso de cachorro ou gato perdido. É um situação pela qual eu nunca quero passar e venho através deste texto ajudar outros apaixonados pelos pets.

Antes do problema acontecer, podemos tomar medidas preventivas para diminuir essas estatísticas. Preparamos algumas dicas que merecem a sua atenção para que o cachorro ou gato perdido seja encontrado com mais facilidade.

Não encontrei dados precisos do número de cachorros ou gatos perdidos. Isso já é um indicativo negativo, mostra que não temos, no Brasil, um sistema de controle eficiente.

Cachorro ou gato perdido

cachorro perdido - matéria sobre cachorro ou gato perdido 5

Microchip

Basicamente, é um dispositivo do tamanho de um grão de arroz que é implantado no animal. A aplicação é semelhante à de vacinas, super rápida e prática. O microchip fica debaixo da pele do animal pela vida toda, com ele você tem a segurança de ter seu cachorro identificado.

Essa aparelhinho possui um número de série único (como se fosse um RG), que é registrado em um banco nacional com os dados e endereço do dono. Para fazer a leitura desse chip, basta passar um leitor pelo cachorro até identificar os dados do chip.

A tecnologia chama-se NFC (Near Field Communication) e só funciona se estiver muito perto do sensor, aproximadamente 10 centímetros. O NFC também está presente nos Smartphones e já é utilizado como sistema de pagamento, substituindo os cartões de credito. Outro exemplo são os bilhetes de transporte, que você encosta na catraca do ônibus (ou metro) e o seus créditos são identificados.

MICROCHIP - matéria sobre cachorro ou gato perdido 6

Se o microchip fosse obrigatório em todos os animais, bastava pegar os bichinhos encontrados na rua, identificar o dono e devolver o cachorro ou gato perdido. Inclusive essa medida pode identificar aqueles que abandonaram seus animais, que, por sinal, é um crime.

Em alguns países, o microchip já é obrigatório. Todo animal que sai de um canil ou abrigo sai com identificação implantada. Seria uma ótima ideia para ser aplicada aqui no Brasil. Com a obrigatoriedade, o preço dos dispositivos seria ainda mais acessível. Hoje o custo do aparelho não ultrapassa R$ 100,00.

Kit Microchip - matéria sobre cachorro ou gato perdido 6

Medalha de identificação

Pode parecer simples, mas esta é uma ferramenta muito importante. Você certamente já viu alguma parecida, é uma peça de plástico ou alumínio que fica presa na coleira do seu bicho. A principal função é escrever o seu nome (ou nome do bicho) e dois ou três telefones de contato. Qualquer pessoa pode identificar a medalhinha, ligar para o seu telefone e devolver o cachorro ou gato perdido.

Medalha de identificação para animais - materia sobre cachorro ou gato perdido

Essa é uma desvantagem do microchip: ainda não é algo popular. A medalha é mais prática, qualquer um pode olhar o telefone e ligar. A desvantagem da medalha é que a coleira pode sair ou ser retirada por alguém mal intencionado. Lembrando que o roubo de animais de raça também acontece, cuidado!

Veja este vídeo que produzimos em parceria com a Bitcão. Além de vender as medalhinhas, elas também possuem uma história relacionada a animais perdidos.

Coleira com GPS

Esta já uma solução bem mais precisa. Com uma coleira dessas, você não irá precisar que alguém encontre seu cachorro ou gato perdido. Através do Smartphone, você pode descobrir a localização exata do seu animal em tempo real. Isto facilita muito as buscas e traz ainda mais segurança para os tutores de pets.

Coleira GPS para animais - matéria sobre cachorro ou gato perdido

Esse aparelho é fabricado com peças simples, que também são encontrados em nossos celulares. A única desvantagem é a autonomia da bateria, que não consegue resistir por muito tempo. Por isso, você terá sempre que recarregar e trocar com frequência, o que não é nada prático.

Todos os dias, pesquisadores estão trabalhando em novas tecnologias para novas baterias em nossos celulares e computadores, que, com o tempo, serão adaptadas para as coleiras com GPS. Em um futuro próximo, esse tipo de produto será mais viável e funcional.

 

Atenção redobrada com os gatos

Infelizmente, ainda é comum os gatos terem uma vida extra-domiciliar, aqueles que passeiam pelo bairro e nas casas vizinhas. Esse estilo de vida pode trazer problemas para o animal ou para o próprio dono: o gato poder contrair alguma doença; transmitir essa doença para a sua família: ser envenenado por vizinhos; ser atropelado; ferido por outros animais.

O gato é um animal com instinto selvagem mais presente do que o cachorro, ele tem um comportamento peculiar que o torna um grande explorador. Para ele, é bem mais fácil pular um muro ou escapar pela janela.  Por isso, prepare a sua casa para receber um gatinho com segurança.

Gato perdido - matéria sobre cachorro ou gato perdido

Leia outros artigos no GuruPet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *