Animais Cachorro

6 cães que vieram ao mundo para mudar vidas

O vínculo entre as pessoas e os cães é um antigo mistério, os cientistas ainda debatem quando e como as nossas duas espécies se reuniram, mas o que ninguém pode questionar é o quanto os cães são importantes para o homem, por isso separamos 6 cães que vieram ao mundo para mudar vidas. Prestativos por natureza, eles estão sempre querendo provar lealdade e mostrar que não são apenas animais para companhia.

Durante a pré-história sugiram os primeiros trabalhos caninos, a partir daí começaram a estabelecer laços com os humanos. Cães de caça e de guarda ajudavam tribos em troca de alimento, com o tempo aperfeiçoaram suas habilidades e começaram a dividir a tarefa de abate com os primitivos. Uma característica muito presente do cão é a alta capacidade de adaptação e com isso acabaram se espalhando pelo mundo.

Hoje em dia eles continuam cooperando para os humanos em diversas funções. Separamos aqui 6 cães que vieram ao mundo para mudar vidas de muitos humanos e da sociedade, vamos lá?

Tru, voluntário no aeroporto de Los Angeles

6 cães que vieram ao mundo para mudar vidas: Tru - imagem no Guru Pet

Alguns passageiros no Aeroporto Internacional de Los Angeles estão com tanta pressa, que eles não prestam a atenção no Tru, com o seu uniforme vermelho. O cachorro da raça English Setter é voluntário duas vezes por mês no aeroporto. Outros 50 cães de todos tamanhos participam de um programa com a finalidade de trazer conforto aos passageiros. Tru é conhecido por ser um sobrevivente do câncer, ele perdeu uma pata dianteira, mas superou todas as expectativas dos veterinários.

Mack, O detector de bactéria mortal

 

6 cães que vieram ao mundo para mudar vidas: Mack - imagem no Guru Pet

Mack tem 3 anos de idade e talvez seja o único cão nos Estados Unidos que é treinado para detectar AFB (uma bactéria que mata abelhas). A rotina dele é farejar todas as colmeias em busca do odor dessa praga letal. Com seu poderoso olfato, Mack pode inspecionar com sucesso 10 vezes mais colmeias do que um ser humano. Para não ser picado quando ele enfia o nariz em uma colmeia, Mack trabalha apenas nos meses mais frios (quando as abelhas estão em estado de recolhimento). Sua recompensa para encontrar uma infestação é brincar com sua bola de borracha favorita.

Knoxville, facilita o dia a dia de seu tutor que possui próteses nas pernas

 

6 cães que vieram ao mundo para mudar vidas: Knoxville - imagem no Guru Pet

Knoxville, 2 anos de idade, faz um trabalho muito especial. Seu tutor, hoje com 25 anos, se chama Stefan LeRoy e serviu ao exército americano no Afeganistão em 2012. Infelizmente sofreu um acidente ao se aproximar de um artefato explosivo enquanto carregava um companheiro ferido para o helicóptero. Ele perdeu duas pernas, mas mesmo assim, corre diversas maratonas com próteses especiais. Knoxville responde a mais de 40 comandos diferentes para facilitar o dia a dia de LeRoy e proporcionar uma qualidade de vida muito maior ao seu tutor. Dentre as funções ele consegue apagar e acender as luzes de casa, puxar a cadeira de rodas até LeRoy e recuperar objetos. “Ele é meu companheiro constante”, afirma LeRoy.

Handsome Dan XVII, levanta dinheiro para causas nobres

 

6 cães que vieram ao mundo para mudar vidas: HandsomeDan - imagem no Guru Pet

O Bulldog Inglês Handsome Dan XVII, com 9 anos, talvez tenha o cargo de maior responsabilidade. Esse cão é herdeiro do primeiro Dan, que em 1889 foi a primeira mascote de uma Universidade nos EUA. Dan possuí uma agenda lotada, participando de jogos e levantando dinheiro para causas nobres, dentro e fora do campus. Ele já se reuniu com celebridades como Paul McCartney e o ex-presidente Jimmy Carter e teve seu retrato pintado com outro ex-presidente, George W. Bush. Infelizmente Handsome Dan XVII faleceu inesperadamente no início deste mês.

Roscoe, um farejador de percevejos

 

6 cães que vieram ao mundo para mudar vidas: Roscoe - imagem no Guru Pet

Roscoe, um beagle de 8 anos de idade, é um farejador profissional. Esse bichinho é especialista em localizar percevejos. Após uma grande infestação em 2008, ele se tornou famoso depois de ir em um programa de televisão mostrar suas habilidades. Roscoe trabalha na base de serviços ambientais de Nova Jersey, em Nova Iorque, vive com outros cinco cães de detecção de percevejo: três Beagles, um Jack Russell Terrier e um vira-latinha.

Chewbacca, treinado para ajudar pessoas com autismo

6 cães que vieram ao mundo para mudar vidas: Chewbacca - imagem no Guru Pet

Chewbacca, com apenas 2 anos de idade, possui esse nome por causa do personagem dos filmes do Star Wars. Seu tutor se chama Guivanni, um garoto autista de 7 anos e que mora em Chicago, nos EUA. Chewie, apelido carinhoso, foi criado e treinado por uma organização sem fins lucrativos, para ajudar jovens com esse distúrbio. As crianças com autismo possuem dificuldade de comunicação e colapsos emocionais e estudos comprovam que um companheiro de quatro patas pode contribuir para a qualidade de vida de Giovanni e outras crianças como ele. “Chewbacca mudou as nossas vidas de muitas maneiras”, diz a mãe Myrna Resendez, uma das tutores dos 6 cães que vieram ao mundo para mudar vidas.

E no Brasil? – Cães que vieram ao mundo para mudar vidas

Em nosso país existem algumas Ongs e Associações que treinam animais para que ofereçam o mesmo tipo de ajuda e, por conta desta matéria, não podia deixar de citar a Pêlo Próximo. É uma Associação, sem fins lucrativos, que realiza Terapia, Atividades e Educação Assistida por Animais.

Eles atuam junto a instituições, hospitais e centros de saúde do Rio de Janeiro, promovendo interação entre seres humanos e animais. O objetivo deles é o de proporcionar benefícios terapêuticos para uma melhor saúde física, emocional e mental dos pacientes desses locais que eles frequentam.

O trabalho que oferecem é algo lindo de se ver e, ao mesmo tempo, levado muito a sério. Contam com uma equipe variada de profissionais, inclusive da área de saúde. Uma das parceiras do Projeto é a Teca, adestradora da Adestramento Descãoplicado, a 17 anos no mercado de treinamento.

Lá não são 6 cães que vieram ao mundo para mudar vidas e sim 23 cães e 4 calopsitas. Vale muito a pena dar uma olhada no site deles, quem sabe, até oferecer o seu pet para participar (é preciso seguir algumas regrinhas, não pode ser qualquer um a fazer esse trabalho).

Continue lendo sobre animais maravilhosos como esse aqui no Guru Pet.

Fonte: Parade.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *