Comportamento

Campanha de adoção: Amigo Não se Compra. Se Adota

A campanha de adoção “Amigo Não se Compra. Se Adota.”, é organizada pela Ong Move Institute. Eles criaram caixas com fotos de animais e colocaram em supermercados. O objetivo é mostrar para as pessoas que animais de estimação não são produtos que você compra e pode jogar fora depois.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), temos 30 milhões de animais de estimação abandonados no Brasil. Dentre eles, 10 milhões são gatos e 20 milhões são cachorros.

Alguns acreditam que os animais em abrigos vão encontrar uma família e serão felizes depois. Mas, esta é a realidade de pouquíssimos animais. A maioria envelhece nos abrigos, sem atenção e sem amor, ou são eutanasiados. Muitos dos cachorros ou gatos comprados são abandonados. Em outros casos, os animais são adotados de um abrigo e depois abandonados novamente. Independentemente do motivo, isso precisa parar!

Por que existem animais de raça?

Os animais de raça possuem funções relevantes como: Cão Farejador, Cão Policial, Cão de Guarda e o Cão-Guia. Para estas funções especificas, cães de raça são úteis por causa dos traços genéticos herdados de seus antepassados. Entretanto, para ser um animal de companhia, a raça não faz diferença, o que importa é o afeto entre o tutor e o animal.

Adotar um bichinho ou ajudar um abrigo são ações importantes, que todos precisam fazer. Ao mesmo tempo, é necessário pensar em ações para cortar o crescimento dos animais abandonados no Brasil. Esta é uma tarefa que envolve várias ações. Veja alguns exemplos:

  • Desenvolvimento de leis para punir as pessoas que abandonam os animais;
  • Aumento do controle de tutela através da obrigatoriedade do MicroChip;
  • Conscientizar a população sobre a castração.

O MicroChip é um aparelho muito barato, que é implantado no animal e serve como uma identidade vitalícia. Portanto, assim que um animal for encontrado na rua, o dono pode ser identificado. Isso também serve para os casos de perda de animais.

A Castração também é uma medida barata, que impossibilita que o animal tenha filhotes. Além disso, a castração faz bem para a saúde do animal.

Adoção é Pauta na TV Aberta

A ação conseguiu destaque no programa The Noite, apresentado pelo Danilo Gentili. Exibido ontem (26/12/2016), o apresentador fala sobre a campanha, indica as redes socais, faz uma piadinha e diz no final “eu apoio muito essa causa”. A televisão aberta ainda é muito importante para essa temática, que precisa atingir o máximo de pessoas! Mesmo engajados com o meio pet, nós conhecemos a campanha através do programa.

Campanha de Adoção parecida: Animais Valiosos

ONG Quatro Patinhas organizou em 2015 uma campanha de adoção semelhante. O objetivo é mostrar que não é necessário comprar animais e que a melhor opção hoje é a adoção.

Eles colocaram animais abandonados em um pet shop, como se estivessem à venda. Mas, na verdade todos poderiam ser levados para casa sem nenhum custo. Colocamos, abaixo, o vídeo institucional mostrando o resultado desta ação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *